Reprodução, Controlo Reprodutivo e Inseminação Artificial

No Grupo Canis e Felis diagnosticamos e tratamos as patologias reprodutivas dos Pequenos Animais (Cão e Gato) e Animais Exóticos.
Dispomos de Servico de Ecografia Obstétrica o que permite diagnosticar gestação e fazer acompanhamento da mesma, com programação da altura do parto.

CONTROLO REPRODUTIVO

Também os animais machos devem de ter cuidados reprodutivos. Atualmente aconselham-se a castrar os machos que não sejam para fins reprodutivos e que sejam animal de companhia. Com esta pequena intervenção conseguem-se benefícios comportamentais e de saúde mais tarde, como a prevenção da hiperplasia prostática benigna em caes.

Os machos cirptoquideos (que tenham um so testiculo) devem de ser observados numa Consulta Ginecologica, pois aconselha-se a fazer a castração precoce de forma a se evitarem mais tarde desenvolvimento de tumores testiculares com grandes alterações de saúde para o animal.
A esterilização tanto de cães como de gatos, sejam machos ou fêmeas, está aconselhada a partir de cerca dos 6 meses de idade. No entanto, aconselhamos sempre que marque uma consulta pre-cirugica de forma a determinar a melhor altura para se programar a intervenção cirurgica.
Atualmente existem tecnicas minimamente invasivas pelo que o ato cirurgico de esterilizar um cão ou um gato, constitui uma cirurgia com grande taxa de sucesso e de menos risco anestésico e cirúrgico.

Benefícios da esterilização:

Cadelas e gatas esterilizadas antes do primeiro cio: a ocorrência de tumores mamários é de 0.05%.
Cadelas e gatas esterilizadas entre o primeiro e o segundo cio: apresentam, respectivamente. 8% e 26% taxas de ocorrência de tumores mamários.
Gatas e cadelas que não façam esterilização: apresentam risco de aparecimento de tumor de mama 7 vezes superior ao das fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio.

Nos gatos as vantagens focam-se no controlo comportamental: ausência de urinas fora do caixote pois já não necessitam de fazer marcação territorial, os gatos adquirem hábitos de vida mais indoor o que diminui riscos de traumas no exterior, assim como, a transmissão de doenças incuráveis como a Sida Felina

 

 


Pré-marcação online