Existem atitudes ou situações que os cães fazem para os seus tutores que à primeira vista nos podem parecer engraçadas, mas na verdade podem ter um significado importante.

Eis algumas das situações com as quais devemos tomar cuidados especiais;

1 – Arrastar parte traseira do corpo no chão;

Quando o cão arrasta a parte traseira no chão ou a lambe com frequência, este comportamento não é normal.

Este comportamento surge devido a comichão (prurido) ou mesmo dor.

Possíveis causas:

Parasitas ou inflamação e/ou impactamento das glândulas perianais;

As glândulas perianais, localizam-se lateralmente no ânus do cão, produzem feromonas, por isso é que os cães têm como comportamento cheirar o rabo uns dos outros.

Caso o seu cão tenha este comportamento, contacte o MÉDICO VETERINÁRIO.

2- Esfregar o focinho no chão;

Se o seu cão esfrega com frequência o focinho no chão ou contra objetos, pode ser sinal de dor, irritação ou comichão (prurido). Tal comportamento pode significar inflamação dos olhos ou dos ouvidos. Pode também ter algum objeto preso na boca ou nos dentes.

Por tanto se o seu cão tem este tipo de comportamento de forma repetitiva ao ponto de arrancar pêlos e provocar feridas. Consulte o MÉDICO VETERINÁRIO.

3 – Coçar as orelhas com as patas traseiras;

Costumamos rir devido á posição estranha que os cães adotam quando coçam as orelhas com as patas de trás. Se este comportamento for frequente e repetitivo, pode significar que possuem parasitas externos como pulgas ou mesmo ter um problema de ouvidos (otite).

Nesta situação deve de verificar no corpo do seu cão se não existem pulgas ou fezes de pulgas (pequenos pontos escuros na pele).

Verifique também os ouvidos do seu cão se estão sujos ou com um cheiro desagradável que pode ser sinal de otite.

Em ambas a situação deve consultar o MÉDICO VETERINÁRIO.

4 – Ajoelhar-se;

Esta posição pode ser sinal de brincadeira e quando são jovens os cães fazem isto com muita frequência.

Mas quando o cão esta posição fora da hora de brincar pode ser um sinal de dor abdominal. Uma das causas mais graves da dor abdominal nos cães é a pancriatite. A pancriatite pode ser uma situação bastante perigosa para a vida do cão. Para além deste sintoma o seu cão o seu cão apresenta simultaneamente falta de apetite e vómitos, consulte de imediato o MÉDICO VETERINÁRIO.

5 – Perseguir a sua propria cauda;

Pode ser engraçado ver um cão a perseguir a sua própria cauda.

Num entanto, este comportamento pode significar um sinal de problemas como:

– Dor na coluna vertebral;

– Problemas de pele;

Em algumas situações quando persegue sistematicamente a sua própria cauda pode sofrer de uma alterção comportamental como um comportamento obsessivo/compulsivo.

Portanto se o cão repete com muita frequêcia este comportamento,mesmo que o considere engracado, deve de procurar o MÉDICO VETERINARIO.

Não deve de ignorar alguma dor ou doença que o seu cão tenha só porque este apresenta um comportamento que se pode considerar divertido.