O QUE É?

A Toxoplasmose é uma das doenças devidas a um parasita, mais comuns em todo o mundo!

Vulgarmente ouve-se e diz-se: “Gravidez e gatos são incompatíveis… mas serão mesmo??

AFINAL O QUE É A TOXOPLASMOSE?

A toxoplasmose é uma doença provocada pelo parasita microscópico (ou seja só visível ao microscópio), o Toxoplasma Gondii.

É uma ZOONOSE, o que significa que pode afetar o ser humano!

Os felídeos, como é o caso dos gatos domésticos, são considerados os hospedeiros definitivos do parasita. Os gatos parasitados eliminam com as suas fezes os “ovos” do parasita.

É por esta razão que os gatos são frequentemente associados a esta doença!

Estima-se que a prevalência da infeção por Toxoplasma Gondii em humanos em Portugal é de cerca de 20%.

A forma grave da toxoplasmose desenvolve-se predominantemente em bebés nascidos de mães recém-infetadas (que se infetaram durante ou imediatamente antes da gravidez) e em indivíduos que apresentam o sistema imunitário enfraquecido, como é o caso dos doentes com SIDA,  ou outras doenças imunodebilitantes, onde a toxoplasmose cerebral é frequentemente observada. 

A toxoplasmose na gravidez é uma das doenças que mais preocupa os futuros pais.

Os cães e os gatos raramente desenvolvem toxoplasmose.

COMO SE TRANSMITE A TOXOPLASMOSE?

Existem três vias principais de transmissão do parasita Toxoplasma Gondii aos animais e aos humanos:

  • Transmissão congénita: durante a gravidez os parasitas podem passar da mãe para o feto através da placenta.
  • Transmissão fecal-oral: ocorre, por exemplo, através da ingestão de água não potável, fruta caída no solo e legumes mal lavados, contaminados com excrementos de gato contendo os “ovos” do parasita (occistos).
  • Ingestão de carne com quistos: animais como os bovinos ou ovinos podem conter quistos de Toxoplasma Gondii nos seus músculos. A ingestão de carne mal cozinhada é uma das principais vias de transmissão.

SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE?

A maioria dos casos de toxoplasmose humana e animal são assintomáticos, quer isto dizer que após a infeção pelo parasita Toxoplasma Gondii o mais frequente é não desenvolver quaisquer sintomas de toxoplamose.

Algumas pessoas com toxoplasmose podem desenvolver sintomas semelhantes aos de uma gripe (fadiga, febre ligeira, aumento dos gânglios linfáticos e dores de cabeça e musculares), que podem levar uma ou várias semanas a desaparecer.

As complicações mais graves da toxoplasmose ocorrem maioritariamente em pessoas com o sistema imunitário enfraquecido, onde a toxoplasmose pode mesmo provocar morte. 

Nas situações de toxoplasmose grave os doentes podem ter dor de cabeça, desorientação, sonolência, paralisias, alterações dos reflexos e convulsões, podendo em casos extremos entrar em coma.

Quanto à toxoplasmose na gravidez, a maioria dos bebés infetados não apresenta sintomas ao nascimento, podendo, no entanto, vir a desenvolvê-los ao longo da vida. Uma pequena percentagem dos recém-nascidos infetados apresenta lesões oculares ou cerebrais graves logo ao nascimento.

Nos gatos, os sintomas de toxoplasmose podem ser diversos. Nos casos de toxoplasmose felina de evolução rápida (com duração de até 15 dias), os gatos podem apresentar febre, diarreia, vómitos e alterações nervosas.

Já nos casos da toxoplasmose felina de evolução lenta (com duração de 1 mês até vários anos), os gatos podem apresentar diarreias persistentes, alterações respiratórias, lesões oculares, agressividade, paralisias e abortos.

TRATAMENTOS PARA TOXOPLASMOSE?

O tratamento da toxoplasmose deve ser efetuado exclusivamente se o animal apresentar sinais clínicos compatíveis com um quadro de toxoplasmose e após ser confirmada laboratorialmente a infeção por Toxoplasma Gondii.

Todo este processo necessita do acompanhamento Médico Veterinário.

Mas como é sempre melhor Prevenir…

PREVENÇÃO DA TOXOPLASMOSE?

A prevenção da toxoplasmose passa por:

  • Não dar alimentos crus, em particular carne, aos seus animais.
  • Limpar o WC do seu gato frequentemente, substituindo também o areão (idealmente a cada 24 horas).
  • Evitar que o seu gato cace e ingira roedores e insetos.
  • Ingerir apenas carne devidamente cozinhada. No caso de carnes de aves a temperaturas ≥ a 74ºC.
  • Beber apenas água potável.
  • Lavar bem os vegetais e a fruta antes de consumir.
  • Evitar comportamentos de risco, como é o caso de roer as unhas).
  • Ter hábitos de higiene.

A TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ

A toxoplasmose é uma doença preocupante para os pais. Apesar das palavras “gravidez” e “gatos” parecerem incompatíveis, a realidade é que não o são. Muitas das vezes são os gatos quem mais sofrem durante o período de gravidez, por perderem muito do carinho que até então recebiam dos seus tutores. Tudo devido ao medo do desenvolvimento de toxoplasmose na gravidez, incutido muitas vezes de forma errada nos pais.

O perigo de um gato doméstico ser a fonte de infeção de Toxoplasma Gondii é muito reduzido. Os gatos só eliminam os “ovos” (oocistos), durante cerca de 10-14 dias, após novas infeções.

Para além das medidas acima referidas sobre como prevenir a toxoplasmose, as mulheres grávidas que tenham um gato em casa devem prevenir adicionalmente a toxoplasmose na gravidez pedindo a alguém para limpar a liteira e trocar o areão de forma regular.

A imunidade à toxoplasmose ocorre após o contacto com o parasita Toxoplasma Gondii, conferindo assim proteção a infeções futuras, incluindo as congénitas.

O vulgarmente denominado “exame de toxoplasmose” consiste na deteção de diferentes tipos de anticorpos frente ao parasita, permitindo saber se a infeção por Toxoplasma Gondii é recente ou não, o que em caso afirmativo durante a gravidez é indicativo de perigo de toxoplasmose congénita.

Quer saber se o seu gato é portador do parasita ?

Contate-nos: