Se quer ter mais um gatinho em casa, saiba há regras para o apresentar ao gato residente para que eles sejam melhores amigos. 

Está a planear apresentar um novo gatinho ao seu gato mais velho? Antes de fazer as apresentações, existem algumas coisas a considerar – o seu gato pode ser territorial e não receber bem um gato novo e desconhecido, à primeira!


Felizmente, existem coisas que pode fazer para reduzir o stresse e tornar as apresentações mais agradáveis!

Antes de fazer qualquer introdução entre gatos…

Antes de introduzir um segundo gato em sua casa, há muito o que pensar – incluindo se a adição de um novo gatinho é a coisa certa a fazer!

Lembre-se de que os gatos são animais solitários e, principalmente se o gato residente for mais velho, pode ser assustador ver um novo felino saltitante a entrar no seu território ou arrastando-se para debaixo do sofá para brincar às escondidas. Se optar por introduzir um novo animal de estimação, não deixe que o primeiro encontro seja stressante! Em vez disso, faça uma introdução gradual, dando tempo a cada um para se acostumar com o cheiro do outro.

O seu novo gatinho será um gato de colo ou um gato independente? Tente ter uma ideia da personalidade do seu novo gatinho antes de ele chegar ao seu novo lar – provavelmente conseguirá sentir isso observando-o enquanto ele ainda está com a ninhada. O seu novo gatinho pode ser muito ativo ao brincar, ou pode sentar-se e ficar a assistir às brincadeiras dos outros gatinhos. Idealmente, o seu novo gatinho deve ser menor, do sexo oposto e ser tão ativo quanto o seu gato residente.

Conselhos para introduzir um gatinho a um gato mais velho

1. Comece a preparar a chegada do seu novo gato

Quando o grande dia chegar e levar seu novo gato para casa, pode ser tentador apresentar os dois gatos imediatamente, mas espere! É importante manter os dois gatos separados por um tempo para que eles possam adaptar-se ao cheiro um do outro. Uma boa maneira de fazer isso é criar áreas individuais e separadas para cada gato em casa. Cada gato precisará dos seus próprios brinquedos, cama, caixa de areia e tigelas de comida. Portanto, verifique se tem tudo preparado.

2. Introduza os seus gatos através do cheiro

Incentive seu gato residente a passar o tempo numa sala separada enquanto apresenta o seu novo gato ao novo ambiente. Este irá captar rapidamente os cheiros da casa e saber que há outro felino residente. Pode depois trocá-los, permitindo que o gato mais velho passeie pela casa e, por sua vez, sinta o cheiro do novo gatinho.

Lembre-se de elogiar e recompensar os dois gatos enquanto eles aprendem que há outro ‘gato nas redondezas’.

3. Deixe-os ter contacto visual um com o outro

O segundo passo da introdução dos seus gatos é o contato visual.

Antes de os deixar soltos juntos em casa, separe-os por uma tela ou um espaço de uma porta entreaberta. Permita que eles se encontrem calmamente – quando estiverem confortáveis, eles irão cheirar o nariz ou esfregar-se a porta. Esta é a sua deixa para deixá-los encontrar-se cara a cara!

4. Faça uma introdução calma e paciente

Quando os seus gatos estiverem prontos para se encontrar cara a cara, seja sempre o mais calmo e paciente possível. Lembre-se que o gato residente precisa aprender a partilhar o seu território e a aceitar o novo gatinho. Gatos mais velhos também podem ser menos tolerantes. Portanto, as introduções devem ser muito curtas inicialmente, antes de aumentar gradualmente o tempo que passam juntos.

Por outro lado, o novo gatinho pode ser muito enérgico e querer explorar, independentemente do que o gato residente pense! Fique sempre de olho na linguagem corporal de ambos os gatos. Pode haver alguns silvos ou “bufadelas” no começo, mas esteja pronto para intervir se eles começarem a lutar!

5. Dê guloseimas

Não se surpreenda se os seus gatos não se aceitarem imediatamente. Estas coisas levam tempo!

Para incentivar o vínculo entre eles, pode usar guloseimas e incentivar a brincadeira quando agirem com calma e parecerem contentes na companhia um do outro. Certifique-se que dá festas e elogia o seu gato residente com maior frequência nesta fase. Assegure-o de que não está a ser substituído, mas que lhe está a ser dado um companheiro!

6. Veja como reagem os seus gatos

Mesmo depois de os seus gatos parecerem confortáveis um com o outro, fique de olho neles – não há garantia de que eles formem laços imediatamente. Preste atenção aos sinais de stresse e ansiedade – diminuição do apetite, esconder-se por longos períodos de tempo, vocalizações, comportamento hostil ou quaisquer alterações comportamentais que se prolonguem por mais que alguns dias podem precisar ser avaliadas.

Gatos idosos podem começar a dormir em locais incomuns ou deixar de beber e comer normalmente. Verifique se o seu gato tem acesso fácil à caixa de areia e que o caminho de saída normal está sempre disponível. Também é importante verificar se os hábitos alimentares e de bebida do seu gato mais velho não mudaram – os gatos mais velhos são propensos à desidratação e, com um novo amigo felino no seu território, eles podem não beber tão regularmente quanto antes. Se está preocupado com o seu gato, pode-nos contatar.

7. Mantenha a rotina para minimizar o stress

Os gatos gostam de rotina! Ajude o seu animal de estimação nessa transição, mantendo um horário para o tempo de brincadeira, hora de comer e hora de dormir. A agenda do seu gato residente não deve mudar apenas porque ele tem uma nova companhia. Manter a mesma rotina ajudará o seu novo gatinho a instalar-se e minimizará o stresse da mudança para o seu gato residente.

Pode utilizar as feromonas com difusor 

O olfacto é uma das ferramentas de comunicação mais valiosas usadas pelos gatos, e o uso das feromonas pode ajudar na introdução de novos gatos. 

O produto pode ser pulverizado num bocado de tecido limpo e deixado na área segura do seu animal de estimação; libertando mensagens de bem-estar inodoras que ajudam o seu gato a sentir-se confortável, seguro e relaxado na sua casa